top of page
Buscar
Foto do escritoridgeoblog

Todas as maneiras de controle biológico no cultivo de cana

Nosso blog traz hoje, este interessante artigo publicado pela Agrishow, que fala sobre o controle biológico para o cultivo de cana, a IDGeo (#IDGeo) trabalha com soluções digitais para acompanhamento e controle de 100% do canavial, confira:


"A adoção do controle biológico pode ser um importante aliado do cultivo de cana em todo o Brasil. Porém, já são muitas as opções de controle biológicos disponíveis para essa cultura.

Por isso, Harley Nonato de Oliveira, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) faz algumas recomendações quanto ao tipo controle biológico mais eficiente em razão de cada tipo de praga.

Para o controle da broca-da-cana-de-açúcar, as formas de controle biológico mais importantes baseiam-se na utilização dos parasitoides Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae) e Trichogramma galloi (Hymenoptera: Trichogrammatidae)”.

Oliveira explica que o parasitoide larval C. flavipes é um dos maiores casos de sucesso de controle biológico no mundo, sendo largamente utilizado em plantios comerciais da cana-de-açúcar.

Já o parasitoide de ovos T. galloi é um dos mais estudados. Segundo o pesquisador esse parasitoide tem como grande vantagem o fato de controlar a praga antes da eclosão da lagarta.

Para o controle da cigarrinha no cultivo de cana, Oliveira explica que a principal alternativa é a utilização do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae.


Importância no manejo de pragas no cultivo da cana

De fato, o controle biológico de pragas no cultivo de cana é fundamental para manter a produtividade, mas tão importante quanto isso é evitar ou minimizar o ataque das pragas à cultura, ou seja, é fundamental priorizar o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Para Oliveira, “o MIP procura preservar e incrementar os fatores de mortalidade natural da praga através do uso integrado de diferentes técnicas de controle, tais como o método mecânico, físico, cultural, legislativo, biológico, químico, etc.”.

Tais fatores são possíveis pois o Manejo Integrado de Pragas tem como componentes principais a diagnose, a tomada de decisão baseada em amostragens realizadas e o método de controle para aquela praga.

Esse manejo e essa associação entre métodos de controle é de fundamental importância para que se tenha sucesso na redução no nível de infestação de pragas em uma lavoura, caso da cana-de-açúcar”, comenta o pesquisador da Embrapa."


fonte: https://digital.agrishow.com.br/todas-as-maneiras-de-controle-biologico-no-cultivo-de-cana/?utm_campaign=BRA19FAG-DP-NEWS9&utm_emailname=BRA19FAG-DP-NEWS9&utm_medium=email&utm_source=Eloqua&utm_MDMContactID=89607d43-7e70-4055-996a-3c8d90eda780&utm_campaigntype=Newsletter&utm_sub=%C3%B0%C2%9F%C2%9A%C2%99%20Conhe%C3%83%C2%A7a%20o%20etanol%20de%20segunda%20gera%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o&emailAddress=karinagera%40gmail.com&eventSeriesCode=ES_AGRSHW&eventEditionCode=BRA19FAG&sessionCode=NULL


CANA VIVA, a inovação da IDGEO


Nossa inteligência surge para fazer o acompanhamento mensal da biomassa através do sensoriamento remoto (#sensoriamentoremoto) e geoprocessamento (#geoprocessamento). Nosso diferencial é que ela não fazemos apenas imagens e apontamentos das interferências produtivas no canavial, o CANA VIVA (#canaviva) funciona através de inteligência artificial, que além de uma leitura detalhada, com todos os apontamentos, gráficos e dashboards de cada problema, ele é capaz de se adaptar as mudanças e entender o que está acontecendo na plantação para emitir alarmes e alertas. O Cana Viva é uma plataforma integrada que permite o acompanhamento mensal do agrônomo para uma rápida tomada de decisões.



26 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page